sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Corrida envelhece?



Atendendo à pedidos de uma aluna, resolvi escrever sobre esse "mito" criado em cima da corrida. Quando ela começou a treinar mais pesado para correr sua primeira meia maratona, falaram pra ela tomar cuidado que correr demais envelhecia. Eu não sei se choro ou se dou risada disso. Deixemos o recalque de lado da pessoa que falou isso e vamos analisar fisiologicamente o que realmente acontece.

Quando fazemos qualquer tipo de atividade física, produzimos radicais livres. Você já deve ter ouvido falar deles. Mas para entendermos o que são os radicais livres é necessário esclarecer que todas as células do nosso corpo necessitam constantemente de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia. Entretanto, a queima do oxigênio pelas células (oxidação) tem seu preço: libera moléculas de radicais livres que são instáveis e apresentam um elétron com carga negativa que tende a se associar muito rapidamente a outras moléculas de carga positiva com as quais pode reagir ou oxidar. Dessa forma, esses radicais podem danificar as células sadias do nosso corpo, sendo que o bombardeamento excessivo por essas moléculas danifica o DNA das células, bem como outros materiais genéticos.

Correlacionando isso com a corrida, seria certo pensar que se correr demais, vamos acelerar o processo de envelhecimento, certo? Errado!!! De acordo com um estudo realizado na Unifesp, pela Universidade Paulista de Medicina, ao mesmo tempo que a atividade física promove o aumento de radicais livres, para os praticantes quando em repouso ela promove o aumento da produção de substâncias antiioxidantes, que amenizam esse processo.

Outro fator que ameniza os efeitos maléficos do aumento da produção de radicais livres é uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, que em grande parte tem ação antiioxidante.

A exposição ao sol para quem corre também é um fator que pode acelerar o envelhecimento da pele. Porém isso pode ser facilmente amenizado com o uso de um bom protetor solar e um bom boné.

Para finalizar, existem muitas outras coisas que fazem você envelhecer, como o fumo, bebida, alimentação desregrada, exposição a muita poluição, stress entre diversos outros fatores. Tenho certeza que a corrida é o menos nocivo nesse processo. Aliás ela é uma grande aliada para você envelhecer de forma saudável. 

Cuide-se, alimente-se bem e se joga na corrida!