terça-feira, 8 de outubro de 2013

Um Fim De Semana Em SP



São Paulo é uma das minhas cidades favoritas e não só porque o namorado mora lá, mas toda vez que volto pra cá, venho suspirando de vontade de ficar por lá. São Paulo respira esportes, por onde você anda, tem alguém correndo, pedalado, patinando, andando de skate. E as opções para qualquer prática esportiva são infinitas. Assim como tudo por lá.

E meu fim de semana não foi diferente. No sábado fui na comemoração de aniversário da amiga celebridade, a Corre Paula, que foi um super treino de corrida, banhado no rosa, com muita gente legal, na mesma vibe. Fizemos um treino de 6km pela Usp e depois um café da manhã delicioso. Parabéns Paula por ser inspiração para tanta gente no mundo da  corrida! Precisamos de mais Paulas que façam a diferença como você!

No domingo foi um grande dia para vários amigos. Aconteceu a Maratona de São Paulo, que é uma das maiores maratonas do Brasil, e a das mais difíceis também, que além dos 42kms agrega também outras provas como os 10km, 25km e uma caminhada de 3km. Provas para todos os gostos e níveis de condicionamento. 

Este ano não me inscrevi para nenhuma das provas. Desta vez fui com outro propósito. Fui para dar um apoio extra para minhas amigas que estariam participando da prova. A Lilian que estava participando de sua 4ª maratona e a Neiva que estava estreando na distância e estava super ansiosa (em 2010, quando corri minha primeira maratona, também em SP, a Neiva correu comigo os 25km). Me propus a correr com ela os 12km finais da prova, que ao meu ver é a parte mais difícil.

Essa foto foi em 2010, que ela me mandou de presente! 

Pois lá fui, me programei para chegar lá no km 30, por volta das 10h30, com uma certa folga para o tempo que eu tinha calculado que elas chegariam até lá. Enquanto eu estava lá, aguardando, muitas vezes eu me emocionei com cada pessoa que passava por ali, umas passando super bem, outras quebradas e sentindo dor. Mas cada uma que passava eu incentivava: "Força, você consegue! Vamos lá, faltam só 12km!" E o sorriso no rosto de cada um que aquelas palavras faziam surgir, me emocionava! Eu tenho uma relação muito forte com maratonas, eu me emociono, choro, vibro com as vitórias de cada um, e amei estar ali desta vez não como corredora, mas como apoio!

A primeira que passou por mim foi a Lilian, ela estava sentindo cãibras e me pediu que eu acompanhasse a Neiva, pois ela reduziria o ritmo dali pra frente. Logo em seguida a Neiva chegou. Pensa numa pessoa que estava bem. Nem parecia que ela já tinha corrido 30km. Ela estava mantendo um ritmo de 5'40 a 5'50 e sobrando. No km 32 o treinador dela, o querido Eliseu se juntou a nós. Eram os últimos 10km para a Neiva se tornar uma maratonista. Eu não tinha duvidas que ela conseguiria. 

E ela conseguiu e fez bonito. Sem tirar o sorriso do rosto, ela fechou os 42km, eu diria os mais difíceis do país em 4h03' muito bem, sobrando perna e sobrando alegria. Fiquei feliz em poder fazer parte deste momento, que tenho certeza será inesquecível para ela.

Não demorou muito a Lilian chegou, fechou em 4h39' na raça, pois as cãibras judiaram muito dela.

A todos os amigos que participaram da prova: Meus parabéns!! Vocês foram guerreiros em enfrentar esse percurso tão difícil, a Usp interminável, os túneis. O clima ajudou pois não estava calor e a organização neste ano achei que melhorou! Vários postos de água e gatorade, no km 32 tinha batata assada e no km 36 laranja. No km 38 o Bruno Ogata e amigos se reuniram e distribuíram Coca e no km 40 a querida Yara Achoa com seus filhos e marido distribuíram balinhas de goma. Parabéns pela iniciativa em ajudar neste momento especial dos maratonistas.

Agora fiquem com alguns clicks de como foi o fim de semana.