sexta-feira, 12 de julho de 2013

Meia Maratona da Cidade do Rio de Janeiro - Parte I.

Minha favorita entre todas as corridas! E a mais bela! Não é atoa que é o 4° ano consecutivo que participo (3 meias e 1 maratona). A organização é impecável, as paisagens não preciso nem falar né. E o clima da prova é diferente. Tem pra todos os gostos, pra quem está começando e pra quem já é profissa no assunto. E o encanto é o mesmo. Demagogias à parte, vamos logo ao que interessa.

Já tinha um tempinho ( um ano mais ou menos), que estava na busca de melhorar meu tempo na meia. Isso já estava até me deixando incomodada. Porém, conheço minhas limitações. E muitas vezes, devido ao trabalho puxado, fica difícil encaixar treinos específicos como intervalados (tiros) e treinos de ritmo, dificultando assim minha evolução. Não é mimimi a falta de tempo, é real, começo trabalhar as 5 a.m. e paro as 20h, 21h... Porém tento seguir a planilha ao máximo, mas tem dias que não dá mesmo!


Os meus últimos tempos em prova tinham sido 1h48', 1h47'... batia na trave. Tentei focar o treino ao máximo para esta prova depois da meia das cataratas que foi uma pedreira q fiz 1h46'30" mas que no tempo oficial saiu 1h47'30" não sei porque até agora. Sei que fui com "sangue nos zoio" pro Rio. Em busca do 1h45'. E deu!!!! Mas não foi fácil!

Larguei lá no fundão, o que eu não gosto, pelo fato de ter que ficar desviando de muita gente. No túnel do Joá, bem no comecinho da prova, o meu garmin deu piti. Ele perdeu a recepção do satélite, mas geralmente, quando sai do tunel ele recalcula. Dessa vez não recalculou, e aí ficava dando uma diferença de 400mts. Parei de olhar pra distância e me importei somente com o tempo.  Até a subida da Niemeyer eu estava passando em um ritmo 4'50", bem, tranquila. Quando terminei a subida, me senti estranha, um pouco tonta. Me lembrei que, eu havia tomado café da manha as 4h15, a largada foi as 6h45, então já estavam fazendo quase 3 horas que eu havia comido. Na mesma hora peguei um gel, e foi sem água mesmo, ai fiquei rezando pra chegar logo um posto de água. Ajudou, a tonteira passou e consegui manter o ritmo. Por volta do km 13, senti que estava faltando perna e meu ritmo começou a cair, 5'10", 5'15". Nessa hora achei que minha possível batida de record ficaria mais uma vez a desejar. Ai acontece tudo nessa hora né: vento contra, o cadarço desamarrou e não, eu não parei pra amarrar. Bateu o km 16 e consegui segurar o ritmo na casa dos 5'/km. O que eu tinha perdido nos últimos 3kms não iriam atrapalhar se eu conseguisse manter. Ia dar pra fazer 1h45 e uns quebrados talvez. Quando chegou no km 18 surgiu uma força de não sei onde e comecei a acelerar um pouco o ritmo. Fiz força, muita força, e voltei a correr na casa dos 4'50'', e segurei assim até o final. Fazia muito tempo que eu não terminava uma corrida tão feliz. Aquela sensação de meta atingida sabe, de finalmente ter melhorado seu tempo. Terminei em 1h44'57''. Ufaaaaa! Para alguns pode parecer que estou comemorando por pouca coisa, que nem é um tempo tão relevante assim. Mas pra mim é! Visto que a minha competição é comigo e só! Teve de tudo nessa prova que me impedisse de bater minha meta. Porém dessa vez eu fui mais forte. 

Ano que vem eu volto com certeza!!!

Essa prova em especial, eu tive 2 motivos pra comemorar: minha batida de record pessoal e a estreia de uma aluna na Meia, que é o assunto da parte II.

Fazendo muita força!

Retirada de Kit

Largada!