sexta-feira, 12 de julho de 2013

Meia Maratona da Cidade do Rio de Janeiro - Parte 2 - Uma estreia especial

Dois sonhos realizados: o dela e o meu!
Como muitos já sabem, além de maratonista amadora, sou também treinadora de corrida. Atuo como treinadora de corrida em específico desde 2008, quando comecei ministrando aulas de Running Class. Sempre procuro estudar e me aprofundar mais nos estudos do treinamento. Já treinei vários alunos para correr provas de 5km e 10km. Porém nunca tinha treinado uma aluna para correr uma Meia- Maratona.
Por mais que eu tenha experiencia na prova, sempre dá aquele frio na barriga e uma certa insegurança. E fica aquela dúvida: "E se eu falhar?", afinal treinar para uma prova é uma coisa, prescrever um treinamento adequado para uma pessoa totalmente diferente de você é outra. Individualidade biológica, uns dos princípios básicos do treinamento né gente!! (nada de seguir planilha de revista, pelo amoooorrr de Deus).

Minha aluna Cidinha Gibim, se propôs a treinar para sua primeira Meia no começo do ano, e a escolhida para o debut não poderia ser melhor. Rio, ahhh a Meia do Rio. De janeiro a abril, ela fez uma boa base, muita musculação, e começamos aumentar o volume gradativamente. O plano era que no começo de maio começássemos os treinos específicos. Bom, mas nem todo plano da certo. No começo de maio ela teve uma senhora gripe que fez com que ela parasse de treinar por 15 dias. Em seguida ela teve um evento de trabalho que tirou mais uma semana. Comecei então a ficar apreensiva, quando me dei conta nós tínhamos apenas 5 semanas para a prova. Não dava pra fugir, então elaborei o treinamento com o tempo que tinha, sem tentar sobrecarregá-la ao extremo, porém ela teria que se esforçar um pouco mais. Periodização feita, mesociclo montado e planilha entregue.


Treinar pessoas comprometidas e dedicadas da até gosto. Ela até reclamava que estava muito puxado, que eu estava judiando muito, e nessa hora eu usava aquela frase que até pode parecer clichê, mas é uma das melhores: "Sofre no treino, sorri na prova." Sofreu, mas cumpriu com louvor 100% da planilha, sem roubar nenhum treino. Pra complementar foi na Nutricionista e seguiu a dieta a risca, suplementando de forma adequada pra ter energia suficiente para treinar e ficar mais "leve".

E o resultado de todo seu esforço não poderia ser melhor: completou a prova sem sofrer, correu confortável o tempo todo e fechou em 2h03'19". Bem abaixo do que eu esperava que era entre 2h06' e 2h10'. Melhor impossível!!!

Uma dica que eu dou para quem quer migrar para as longas distâncias como a Meia Maratona é: faça de forma segura, não precisa treinar que nem louco, rodar demais, e nem rodar de menos, mas sim procurar fazer um treino equilibrado, para que nessa transição não se lesione. Procure sempre um profissional de Educação Física para auxiliá-lo no seu treinamento. Tenho certeza que sua evolução será muito mais eficiente.

Parabéns minha aluna querida!! Você fez por merecer seu resultado, e tenho certeza que muitas outras conquistas virão com o tempo!! E que venha a Meia de Buenos Aires!!!

Muito obrigada pela confiança, afinal você foi a minha primeira aluna que treinei para uma Meia Maratona!!

ps: desde 2007 sendo minha cobaia, lembra quando eu era estagiária e montava seus treinos de musculação, rsrs

Antes da largada

Ela chegando!!

Paquitagem