Ano passado, quando fui me inscrever no Congresso Brasileiro de Personal Training, um dos primeiros cursos que me interessei foi o TRX. Estava em busca de novos conceitos para trabalhar com meus alunos e vi ali um grande potencial. Por que? Simples, o TRX é um treinamento funcional em suspensão, que pode ser feito em qualquer lugar, pois ele é fácil de ser afixado. São exercícios que trabalham com o peso corporal, e trazem ao mesmo tempo, força funcional real e melhoram flexibilidade, o equilíbrio e a estabilidade do CORE (região central do corpo - abdomem, lombar e quadril), como é necessário para a prática de esportes e para a vida.
O TRX foi criado por Randy Hetrick, na Marinha, onde eles precisavam manter a plena forma física, mas não tinham muito espaço e nem aparelhos para que pudessem treinar. O TRX começou com alguns metros de tiras de paraquedas costurados a mão com ferramentas para conserto de barcos de borracha. Para vocês verem que, para quem quer fazer exercício não tem hora nem lugar.
Porém, tomem cuidado! Procurem fazer os exercícios sempre na presença de um Profissional de Educação Física que tenha feito a capacitação em TRX. Cuidado com os exercícios que vocês assistem em vídeos na internet, pois, executados de qualquer maneira, podem também causar lesões.
Eu utilizo sempre os exercícios de TRX com meus alunos, pois é uma maneira muito eficiente de variar o treino, além de trabalhar os diferentes grupos musculares diferente da maneira que trabalhamos na musculação, trabalhando o corpo sempre de forma global. É uma ótima alternativa para quem não gosta de musculação, ou então viaje muito, pois o TRX é portátil, assim você pode colocar na mala, viajar e ainda assim não ficar "parado". Porém sempre atentando-se a segurança dos movimentos.
E para fechar, o lema do TRX: "Make your body your machine" - Faça do seu corpo sua máquina.