quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Qual o limite da busca pelo "Corpo Perfeito"?


Estava voltando de um treino e comecei a refletir sobre esse tema. Vivo nesse meio já tem tanto tempo, e desde que frequento academias, a busca é a mesma. Toda mulher quer ganhar perna e bunda, perder aquelas gordurinhas localizadas na região do abdômen, e ser magra, à qualquer custo. Os homens não ficam de fora, querem ficar fortes, à qualquer preço, mesmo que o preço à pagar seja bem caro: sua saúde.

Tem de tudo, dieta hiper restritiva de 500 calorias dia (sério, não sobrevivo nem até o meio do dia com tão pouco), tratamentos hormonais mirabolantes de um milhão de reais com o Dr. Fulano da modinha, massagem modeladora da Malásia, se modela alguma coisa eu não sei, mas que te deixa bem roxa, isso deixa. Os homens são mais simples, esteroides anabólicos, ou bomba se preferirem é o número um na lista quando pensam em ficar fortes, enormes, bizarros.



Quem me conhece e já teve aula comigo sabe que eu sou a favor de uma única coisa: saúde. E nada do que citei acima é sinônimo de saúde. Muito pelo contrário, é assinar um contrato de futuros distúrbios hormonais, doenças, impotência, entre vários outros malefícios que esta busca incansável por resultados rápidos trás.

É aquela velha mania de querer tudo pra hoje. Muita gente passa anos da vida sedentários, acumulando kilos ano após ano, mas quando resolve se cuidar, quer ficar Gisele em dois meses. Impossível!! Mas, sempre encontram um jeito e resolvem usar atalhos. Ir pelo modo saudável cansa, leva tempo, é preciso ter paciência e dedicação para chegar lá. Mas a maioria não tem e apela para o caminho mais fácil. 

O grande problema é que ninguém sabe ao certo o quão grave são as consequências de todos estes abusos. Tudo isso é muito novo ainda para a ciência, e não temos estudos que mostrem com clareza tudo isso. Claro que já sabemos, que muitos hormônios, como o GH por exemplo, aumenta as chances de desenvolver câncer, que vários outros esteroides fazem pó do fígado. Mas quem liga né? Quero ficar linda, magra, com o abdômen negativo, hoje e agora! Ponto.

Dizem que se conselho fosse bom a gente não dava, vendia. Mas, o melhor conselho que eu posso dar para qualquer pessoa que quer ficar bem consigo mesma, corpo, mente e saúde é: não use atalhos, treine certo, coma bem, beba água, só! Não coloque sua saúde em risco para ter um corpo bonito, ou uma melhor performance (a galera no mundo da corrida também está abusando em busca de alguns segundos a menos no tão amado pace). Nós não sabemos o quanto isso pode custar, mas uma certeza eu tenho, vai custar caro!!

Vamos em busca sempre, mas a saúde em primeiro lugar.