Diariamente no mundo da corrida, sempre me deparo com corredores que torcem o bico quando falo que, além de fazer os treinos de corrida, tem também que fazer os treinos de musculação. Você corredor, não precisa fazer musculação seis vezes por semana como um fisioculturista, levantar no supino todas as anilhas da academia, e comer frango com batata doce no lanche da manhã. O treino de musculação pra você é um pouco diferente. Não precisa ser todos os dias, três vezes na semana já é o suficiente. Eu sei que em relação com a corrida, o treino na sala fechada de musculação pode ser chato, monótono. Porém se você quer ter vida longa na corrida, precisa conscientizar-se da importância da musculação na sua vida.
Primeiramente que, para qualquer esporte ela é imprescindível, pode reparar nos jogadores de basquete, vôlei, futebol, eles também têm a musculação inserida na sua rotina de treinamento. O corredor que faz musculação tem menor propensão a lesão, e também se sente bem mais confortável na corrida.
A musculação promove o ganho de massa muscular, e o que diferente do que alguns corredores acham, que ganhar muita massa muscular pode prejudicar o desempenho, estão enganados. Para corredores de longa distância a tendência é o catabolismo da massa muscular, devido ao grande volume de rodagem. A prática da musculação ajuda a retardar isso e ainda promove ganhos. É claro, que como disse anteriormente, você não vai treinar para ser um fisioculturista e ganhar grande volume de massa. Você vai treinar para se manter forte, ponto. Ainda nesta questão, a musculação promove adaptações neuromusculares, que contribuem na melhora da performance, fazendo com que o atleta gaste menos energia para desempenhar a mesma velocidade.
Outra coisa que sempre vejo por aí é a falta de relação entre o treino de corrida e o de musculação. Se você treina para provas curtas, como 5km e 10km, o seu treino é de um tipo, visando mais força e potência, se você treina para uma maratona, o seu treino de musculação terá um enfoque voltado um pouco mais para resistência, porém também treinando força e potência (depende do período do treinamento). Se o seu treinador de corrida não é o mesmo da musculação, converse com ele, e explique que você é corredor, que vai correr tal prova, e ele adequará seu treino a sua planilha. Se ele não fizer isso, corra e procure outro.
Você pode correr e fazer seu treino de musculação no mesmo dia, ou em dias alternados, não existe uma regra. Isso vai muito da sua disponibilidade de tempo, e do seu tipo de treinamento. O seu treinador é quem poderá te dizer qual será a melhor maneira de encaixar a musculação nos seus treinos. Eu tenho certeza que sua corrida melhorará e muito.