terça-feira, 14 de abril de 2015

Vamos falar de treinamento - Evolução!

Nas últimas semanas muito se falou sobre os tempos limites das provas do Endurance Challenge que acontecerá em maio. Umas das principais discussões foi sobre o tempo limite para a prova de 80km que é de 15 horas. Vários pontos foram abordados, pois a altimetria é puxada (3.800+), que o pace para os 80k é menor que o pace dos 50k, e por ai desenrolou. Concordo que todos têm direito de discordar ou concordar. Porém, o regulamento é muito claro, e desde o princípio eram 15 horas. E se você achar que não dá pra concluir, não se inscreva. Simples.

Bem, não é tão simples, e eu expliquei tudo isso para chegar à um ponto: como deve ser feita a evolução das distâncias na sua vida de corredor. Claro que não existe uma regra, uma matemática perfeita, mas se existe uma coisa nessa vida que eu acho que os corredores precisam ter mais é bom senso.

Tanto na corrida de rua, quanto na corrida de montanha, os corredores estão pulando etapas. Eu sei que correr vicia, que as adaptações aeróbias são rápidas, que o seu condicionamento melhorou e você acha que já consegue correr uma prova de 50km sem nunca nem ter corrido 21km. Eu sei que muita gente pensa assim, e nessas horas que muitos acabam enfiando os pés pelas mãos.



Mas vamos lá, ninguém anda sem antes engatinhar. Existe uma sequência lógica, uma evolução nas distâncias que precisam (ou pelo menos deveriam) ser gradativas. Primeiro você começa a caminhar, depois começa intercalar pequenos trotes com caminhadas, depois já consegue correr 3km sem parar e assim por diante. Só que o que eu tenho visto muito são as pessoas fazendo provas de 5km (rua) em 50' e já se inscrevendo em provas de 10km. Mas espera lá, não seria melhor você correr 5km bem, sem sofrer em um tempo melhor e depooooois se inscrever em uma prova de 10km? Seria lindo, maravilhoso, e todo treinador teria muitoooo menos dores de cabeça se fosse assim. Mas o que acontece é ao contrário, já vi gente que começou a correr tem menos de um ano, e já está se inscrevendo pra maratona. Oi? Pra que amigo? Correr 42km se arrastando, sofrendo... só pra falar que terminou uma maratona? Ai esses egos...

O que precisamos lembrar é, pelo menos eu, quero correr o resto da minha vida. Até ficar velhinha quero estar subindo montanha nesse mundão a fora. Temos todo o tempo do mundo para correr todas as provas que quisermos, então me diz pra que pular etapas e sair correndo que nem um louco e ai passar 6 meses do ano correndo e 6 meses do ano fazendo fisioterapia... Pois é o que vai acontecer se pular etapas...

Atualmente, trabalho mais com corredores de montanha, e com o crescimento desta modalidade mundo a fora, a cada dia surgem novas provas em lugares incríveis e com as mais variadas distâncias, de 10km à 168km. Porém, preciso pontuar um fato: é CORRIDA de montanha, não TREKKING - ambas são modalidades completamente diferentes. A ideia de CORRIDA DE MONTANHA não é andar durante toda a prova, a ideia é que ande quando for preciso naquelas subidas inacabáveis e que você tenha preparo suficiente para completar distâncias como 50km ou 80km conseguindo correr a maior parte da prova e dentro do tempo estipulado pela organização. E geralmente os tempos limites estipulados nestas provas não são aleatórios, são dentro das possibilidades de corredores mais lentos também. Porém existem várias questões que precisam ser respeitadas, como segurança e normas dos parques (no caso do Endurance Challenge, dentro do Parque Nacional do Itatiaia só pode ter visitação até as 17h).

São por estas e outras questões que sempre bato na mesma tecla. Suba um grau de cada vez, treine bem, não tenha pressa em aumentar distâncias, e muito provavelmente você terá uma vida longa na corrida com muitos desafios e conquistas pela frente.

Never Stop Running!